Afinal, quando viajar: na alta ou na baixa temporada? Leia este texto e descubra a melhor opção para você!
Afinal, quando viajar: na alta temporada ou na baixa temporada? Esse é um dilema de muitas pessoas que desejam curtir alguns dias de descanso. Não é à toa, já que o período pode fazer toda a diferença e proporcionar experiências completamente diversificadas. Além disso, há também variações nos valores cobrados por hotéis e resorts, e pelas companhias aéreas. Assim, para que você possa entender melhor as diferenças e fazer uma viagem inesquecível, a Elite Resorts resolveu criar este texto para você. Afinal, qual é a melhor época para viajar para um resort? Continue a leitura e tire suas conclusões!
O que é a alta temporada?
No turismo, a alta temporada compreende os períodos em que os destinos são mais procurados pelos viajantes. Geralmente, estão relacionados com as férias escolares e coletivas, as estações do ano, e eventos de grande impacto, como o Carnaval ou o Rock in Rio. No entanto, uma grande procura pode ocorrer em momentos pontuais, como em feriados nacionais prolongados.
Dessa forma, cidades turísticas, pousadas, hotéis e resorts recebem um grande fluxo de visitantes. Consequentemente, os preços também tendem a ficar mais altos. No Brasil, os meses de dezembro, janeiro e julho são aqueles considerados de alta temporada.
Aliás, como as buscas por destinos na alta temporada aumentam bastante – e os preços acompanham o ritmo –, uma ótima maneira de economizar é realizar as reservas de hospedagens e voos com antecedência. Assim, é possível aproveitar as melhores tarifas. Se você quiser salvar seu dinheiro e aproveitar ao máximo, clique aqui e fale com um dos consultores da Elite Resorts.
O que é a baixa temporada?
Já a baixa temporada está relacionada às épocas em que o fluxo de turistas diminui consideravelmente. Afinal, não são momentos de férias. No Brasil, esses períodos normalmente vão de fevereiro a junho, e de agosto a novembro.
Dessa forma, as cidades turísticas ficam mais vazias, assim como as pousadas, hotéis e resorts. Em compensação a baixa procura faz os preços caírem, o que é sempre um atrativo interessante para quem deseja viajar, mas tem um orçamento mais restrito.
Na baixa temporada, geralmente muitas promoções surgem para que os turistas sejam atraídos. Uma maneira de manter a taxa de ocupação de hotéis e resorts em um nível interessante, mas também fazer com que a economia das cidades turísticas continue aquecida. Com sorte, é possível encontrar pacotes turísticos com valores até 50% abaixo daqueles praticados na alta temporada. Para aproveitar isso, clique aqui é contate diretamente a Elite Resorts!
Alta temporada x baixa temporada
Embora os conceitos de alta e baixa temporada estejam bem claros, também podemos afirmar que eles são, de certa forma, relativos. Como assim? Vamos explicar.
Em uma cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, onde o verão e as praias são atrações irresistíveis, os meses de dezembro e janeiro são de longe os mais procurados. Se juntarmos o Carnaval, a alta temporada se estende até fevereiro. Assim, hotéis e praias têm enorme procura. Em compensação, no mês de julho as temperaturas são baixas na Cidade Maravilhosa, que não tem o mesmo apelo.
Já em Campos do Jordão (SP) ocorre o oposto. A cidade tem o frio como um de seus maiores atrativos e fervilha em julho com seu Festival de Inverno, repleto de atrações sensacionais. Assim, hotéis e resorts têm alta ocupação. Os lugares ficam cheios de gente e os preços são altos. Porém, a mais fria das cidades paulistas, localizada na Serra da Mantiqueira, não é tão procurada entre setembro e abril.
O exemplo de Gramado (RS)
Por sua vez, Gramado (RS) também tem no inverno um atrativo irresistível. Afinal, a mais charmosa cidade da Serra Gaúcha tem temperaturas negativas e até mesmo neve nos meses mais frios do ano. Em dezembro e janeiro, o frio não é tão intenso, mas Gramado soube explorar bem sua vocação turística e nesse período atrai turistas com o encantador Natal Luz. Assim, há espetáculos, desfiles, eventos e um show de luzes, que mantêm a cidade como um destino muito procurado.
Finalmente, o Nordeste se vale do ótimo clima tropical, que proporciona temperaturas agradáveis ao longo de todo o ano. Assim, os famosos resorts localizados em seu litoral, na Bahia, em Alagoas, em Pernambuco, no Rio Grande Norte e no Ceará, são ótimos destinos o ano inteiro. Clicando aqui, você vai saber com a Elite Resorts quais são os mais interessantes e com os melhores preços!
Qual é a melhor época para viajar?
Para você aproveitar ao máximo, seja a dois, com a família ou na companhia dos amigos, elaboramos um passo a passo. Confira:
– Defina o tipo de viagem que você quer fazer, se é para praia, montanha, cidade histórica, resort, ecoturismo ou um grande evento;
– Uma vez escolhido o destino, pesquise todas as informações disponíveis sobre o lugar, inclusive a respeito de passeios e atrativos;
– Procure avaliações de pessoas que viajaram para o mesmo destino e na mesma época, pois são fontes valiosas de informações;
– Decida se é melhor fazer a viagem na alta ou na baixa temporada, não só pelo movimento, mas também pelo orçamento;
– Contate a Elite Resorts, que pode indicar os pacotes turísticos com os melhores preços e épocas para hospedagens;
– Arrume suas malas e vivencie o melhor que a vida tem a oferecer, transformando momentos incríveis em lembranças inesquecíveis!
Qualquer que seja sua escolha para uma experiência de luxo e exclusividade, conte com a Elite Resorts. Afinal, somos uma agência de turismo especializada nos melhores resorts e hotéis do Brasil, e temos os profissionais certos para que você aproveite a oferta mais interessante. Entre em contato com a gente clicando aqui e faça sua cotação!
Jornalista, é CEO da SmartFox Produções, que produz conteúdos autorais, criativos e otimizados para empresas e digital influencers. É especialista em textos voltados para conteúdo web (SEO), copywriting, UX writing, mídias sociais, publicidade, jornalismo, relações públicas e redação criativa.
marcelonobre@gmail.com