
O litoral da Bahia está repleto de destinos para quem gosta de curtir os dias aproveitando uma bela praia. Itacaré é um desses paraísos perdidos com praias cercadas por aéreas preservadas de Mata Atlântica. O destino ideal para praticar atividades de ecoturismo, para os amantes do surfe e para relaxar.
Conheça todos os detalhes da cidade de Itacaré que está localizada no litoral sul da Bahia. Reunimos informações sobre como chegar, onde se hospedar, o que fazer em Itacaré e muito mais. Detalhes essenciais para que você possa planejar a viagem dos seus sonhos com a família ou uma viagem romântica a dois.

A cidade de Itacaré está localizada no litoral sul da Bahia, em uma faixa do litoral conhecida como a Costa do Cacau. Com 190 km de extensão, a costa é composta pelos municípios de Itacaré, Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Una e Uruçuca. Itacaré está entre os destinos mais concorridos da Costa do Cacau, atraindo os amantes do surfe e do ecoturismo. A cidade está localizada às margens do Rio de Contas e é cercada por cinturão de Mata Atlântica.
A cidade está ao sul de Salvador e a cerca de 70 km de Ilhéus, onde está localizado o aeroporto mais próximo. Que recebe diariamente voos das principais companhias aéreas tendo como origem São Paulo, Campinas, Brasília e Belo Horizonte. Depois é só seguir de transfer ou carro para a cidade de Itacaré pela BA-001, o trajeto tem dura aproximadamente uma hora e meia.
A segunda opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, que está a cerca de 255 quilômetros de Itacaré. O percurso até Itacaré pode ser feito de carro ou transfer, serviço contratado a parte que faz o traslado do aeroporto até o hotel. Partindo de Salvador, o trajeto até Itacaré dura aproximadamente 5 horas.
Em Salvador os turistas também podem optar por pegar uma balsa até a Ilha de Itaparica, chegando lá basta seguir de carro até Itacaré.

As praias são os principais atrativos de Itacaré, algumas mais urbanizadas e outras totalmente intocadas. Elas estão distribuídas pela orla de Itacaré, divididas em dois grupos: as praias urbanas e as praias selvagens.
As praias urbanas estão localizadas na parte central de Itacaré, sendo elas:
- Praia da Coroa: localizada no ponto central da orla de Itacaré, com diversas embarcações atracadas e próxima casarões históricos. Entretanto o mar nesse trecho não é próprio para banho, por isso os turistas apenas aproveitam a extensa faixa de areia.
- Praia das Conchas: também está localizada próximo a área central de Itacaré, oferecendo excelente estrutura para os turistas. Por isso recebe um maior fluxo de visitantes, principalmente durante as épocas de alta temporada no destino. Um dos destaques é o mirante que possui uma vista deslumbrante para a Praia da Coroa.
- Praia do Resende: é uma das melhores praias da área central de Itacaré e está em uma área de proteção na cidade. A praia é cercada por coqueiros e um extenso gramado verde, o acesso é feito a pé a partir da rua principal da cidade. O mar é ideal para prática de surfe e em determinado trecho surgem piscinas naturais durante a maré baixa.
- Praia de Tiririca: está a alguns minutos de caminhada pelo caminho das praias, sendo frequentada principalmente por surfistas. O mar com boas ondas atraem os praticantes de surfe e as barracas um publico mais jovem.
- Praia de Ribeira: a praia está localizada em um trecho privilegiado da orla de Itacaré. Cercada por áreas preservadas de Mata Atlântica e um mar com poucas ondas, indicadas para surfistas iniciantes. Um dos destaques é a piscina de água doce formada pelo riacho do Rio Ribeira e a tirolesa que passa sobre a praia.
- Praia do Costa: está localizada a cerca de 1 km do centrinho de Itacaré entre as praias Tiririca e Ribeira. É uma praia pouco frequentada por turistas e cercadas por coqueirais, que garantem um visual paradisíaco. O mar com forte correntezas não favorece o banho, por isso os turistas preferem aproveitar outros pontos da orla. Entretanto vale visitar a Praia do Costa para apreciar as belezas naturais da região.
As praias selvagens estão mais afastadas da cidade, algumas são acessíveis apenas pelas trilhas da região. O que garantem aos turistas uma experiência incrível de total contato com a fauna e flora características da Mata Atlântica. Algumas delas são praticamente desertas durante a maior parte do ano, oferecendo pouca infraestrutura para os turistas.
São 7 opções de praias selvagens para explorar durante a sua estadia em Itacaré:
- Prainha: é o cartão postal de Itacaré devido as suas belezas naturais e está entre as praias mais bonitas do nordeste. É frequentada principalmente por turistas, e chamada atenção por ser cercada por coqueirais e áreas preservadas da Mata Atlântica. O acesso é feito através de uma trilha ecológica partindo da praia da Ribeira, são 40 minutos de caminhada.
- São José: é uma praia localizada em uma área de preservação ambiental, para chegar na Praia de São José basta atravessar uma trilha ecológica que inicia na Prainha. Por lá está instalado um complexo turístico com alguns serviços e espaços de lazer, que podem ser utilizados pagando uma tarifa de day use. O mar possui ondas fortes, a faixa de areia é branquinha e está cercada por coqueirais.
- Itacarezinho: a praia está localizada a 15 km ao sul de Itacaré e possui cerca de 3,5 quilômetros de extensão. O acesso é feito de carro através de uma estrada particular, onde está localizado um mirante com uma vista maravilhosa. O mar possui ondas e a faixa de areia está cercada por coqueirais característicos da região. Os turistas também ficam encantados a desova das Tartarugas Marinhas que começa no mês de setembro e termina em março.
- Pontal: é uma praia de mar aberto localizado ao norte da cidade de Itacaré. A praia tem uma extensa faixa de areia cercada por coqueirais e mar com ondas fortes, ideais para prática de surfe. O trecho da praia que está próximo ao Rio de Contas possui águas mais calmas, onde os turistas aproveitam para praticar Standup Paddle.
- Jeribucaçu: a praia é um dos cartões postais de Itacaré está localizada a cerca de 9 km do centro da cidade. O acesso é feito de carro pela estrada que leva os turistas até Ilhéus até um estacionamento, a partir desse ponto os turistas seguem por uma trilha. São cerca de 30 minutos de caminhada até chegar a praia de Jeribucaçu. O mar é propicio para prática de surfe, com ondas fortes principalmente no inverno.
- Engenhoca: o acesso a essa praia é feito apenas a pé através de uma trilha que tem inicio no km 12 da rodovia BA-001. Os turistas chegam a Praia da Engenhoca após 20 minutos de caminhada por um trecho denso de Mata Atlântica. A praia é praticamente deserta, frequentada principalmente por surfistas, e possui pouca infraestrutura para atender os turistas. O mar com ondas é propício para prática de surfe, os banhistas devem ficar atentos a correnteza. No canto sul da praia é possível desfrutar de uma piscina de água doce tranquila.
- Havaizinho: o acesso para essa praia é feito pela mesma trilha que leva os turistas a Praia de Engenhoca. A caminhada em mata fechada tem duração aproximada de 10 minutos. A praia é cercada por coqueirais, o mar possui ondas fortes e durante a maré baixa surgem extensas faixas de areia. É uma praia praticamente deserta com uma pequena estrutura onde os turistas podem comprar bebidas e água de coco.

As praias não são os únicos atrativos de Itacaré, os turistas também podem desfrutar de atividades tradicionais do ecoturismo. Já que a cidade está localizada em uma área privilegiada, em meio a extensas áreas de preservação da Mata Atlântica. Permitindo aos hóspedes a explorarem as trilhas ecológicas presentes na região, que terminam nas praias ou revelam belas cachoeiras.
O rafting também está entre as principais atrações de ecoturismo em Itacaré. Os turistas vivem momentos de aventura no Rio das Contas, que conta com diversas corredeiras ao longo do seu percurso. O passeio tem duração aproximada de uma hora e meia, passando por quatro corredeiras diferentes.
As cachoeiras também são excelentes atrativos para os turistas que viajam para Itacaré. Algumas estão entre as favoritas dos visitantes:
- Cachoeira do Tijuipe: está localizada na beira da rodovia BA-001, próxima a praia de Itacarezinho. O acesso é até a cachoeira é feito através de uma trilha curta, chegando lá os turistas se deparam com uma queda d’água de 4 metros de altura e 15 metros de largura. Aos pés uma piscina natural perfeita para banho.
- Cachoeira da Usina: o acesso até essa cachoeira é feito através da trilha que leva a Praia de Jeribucaçu. A cachoeira fica abaixo de uma represa e possui cerca de 25 metros de altura.
- Cachoeira das Quatro Quedas: o acesso até essas cachoeiras é feito apenas através do rio, uma experiência única para os turistas. Que podem optar por trafegar em barco, canoa, caiaque ou até mesmo praticando Standup Paddle. Apenas o trajeto até a cachoeira é uma atração a parte, repleto de paisagens inesquecíveis. Chegando lá os turistas se deparam com 3 quedas e piscinas naturais que convidam para um banho.
Itacaré guarda atividades para todos os gostos, agradando os turistas mais aventureiros e aqueles que desejam apenas aproveitar as belas praias da região. Aproveitando a estadia na cidade para presenciar fenômenos únicos, como o período de desova das tartarugas marinhas. Que tem início no mês setembro e termina no mês de março.

A melhor época para viajar para Itacaré são os meses em que as chuvas quase não aparecem por lá. O que garante os momentos nas praias e os passeios ecológicos pela Mata Atlântica. A incidência de chuvas diminui nos meses de setembro e outubro, quando os dias ensolarados prevalecem em Itacaré.
Quem quiser evitar os dias chuvosos deve excluir da programação o mês de Abril, período com mais dias chuvosos. Nos demais meses do ano pode chover ao longo do dia, mas a temperatura agradável colabora para que os passeios aconteçam normalmente.

Itacaré é um destino com uma infraestrutura preparada para atender os milhares de turistas na região. Que podem optar por se hospedar na cidade ou em Ilhéus, aproveitando os atrativos dos dois destinos. Aqueles que escolhem Itacaré encontram diversas opções de hospedagem ao longo da cidade, atendendo a todos os perfis de turistas.
Os resorts são uma ótima opcomção para aqueles que procuram um atendimento diferenciado e uma infraestrutura completa. Dentre eles está o Txai Resort, um empreendimento sofisticado instalado próximo à Praia de Itacarezinho. Os hóspedes podem aproveitar as instalações e serviços do resort, além de desfrutar dos passeios tradicionais de Itacaré.
Na área de lazer do Txai Resort os hóspedes podem desfrutar das piscinas do resort, se divertir na sala de jogos ou espaços esportivos do resort. As acomodações garantem todos os momentos de descanso dos hóspedes, que podem optar por se hospedar em apartamentos ou bangalôs. Todos os quartos possuem decoração sofisticada com elementos regionais e excelente localização nas instalações do resort.
Espaços que complementam as belezas de Itacaré com o conforto e os serviços oferecidos pelo Txai Resort. O destino perfeito para uma viagem de lua de mel ou para as férias em família repletas de aventuras nas trilhas ecológicas e nas praias. Deseja mais informações sobre as opções de hospedagem em Itacaré? Acesse o nosso site sobre o destino e conte com o atendimento personalizado dos consultores Elite Resorts.

Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!