Cidades turísticas localizadas no sul do país preparam-se para receber os turistas com total segurança.
Após um extenso período de isolamento social, alguns estados no sul do país começaram a retomar a rotina. Com o auxílio das Secretarias da Saúde e demais profissionais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, estão liberando aos poucos o funcionamento de serviços não essenciais, como as atividades de turismo e lazer.
Essa é uma medida válida para dois destinos que estão entre os mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros: Gramado e Foz do Iguaçu. Ambos iniciaram no começo de Maio o processo para a retomada do turismo, uma medida de grande importância para esses municípios. Já que a atividade é uma das principais, se não a principal, fonte de renda da sua população.
Para garantir a segurança dos moradores e turistas, Gramado e Foz do Iguaçu determinaram regras que devem ser seguidas com afinco por todos os estabelecimentos comerciais. Entenda como cada município está se preparando para receber os turistas durante e após a pandemia do Coronavírus.
Gramado: medidas preventivas para hotéis e atrações turísticas
Após quase 30 dias com todas as atividades turísticas interrompidas, a cidade de Gramado se prepara para voltar a receber visitantes. No dia 06 de Maio, a prefeitura publicou um decreto permitindo a reabertura da rede hoteleira, parques e museus. Todos estão autorizados a funcionar desde que cumpram normas de prevenção, entre elas:
As autoridades sanitárias também fazem outras exigências para esses estabelecimentos. Hotéis e resorts em Gramado, por exemplo, deverão apresentar um plano de contingência para o enfrentamento da pandemia, que será avaliado pelo Centro de Operações de Emergência de Gramado.
O objetivo é que toda a estrutura da cidade se adeque à uma nova realidade, visto que a COVID-19 trouxe e trará mudanças significativas para o convívio em sociedade. Para isso, a Secretaria de Turismo, juntamente com a Secretaria de Saúde, estabeleceu um plano de ação com medidas que irão garantir a segurança de todos.
Foz do Iguaçu: medidas preventivas para a retomada do turismo
Em Foz do Iguaçu também já está em andamento um plano para a retomada do turismo e comércio. Após aproximadamente 50 dias em isolamento social, devido a pandemia do Coronavírus, hotéis e pontos turísticos voltaram a ativa nesta segunda-feira (11 de maio). No entanto, a reabertura só será possível caso os estabelecimentos sigam os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Atualmente os meios de hospedagem estão autorizados a receber apenas pessoas que viajam para a região a negócio. Apenas a partir do dia 10 de junho, conforme as regras estabelecidas no decreto municipal, eles também poderão acomodar viajantes de lazer.
Em ambos os casos, hotéis e resorts em Foz do Iguaçu deverão assinar um Termo de Responsabilidade Sanitária e respeitar as seguintes determinações:
Vale ressaltar que todas as informações descritas ao longo desta publicação podem sofrer alterações e/ou suspensão a qualquer momento. Já que ainda estamos lidando diariamente com as consequências da pandemia do Coronavírus, que tem acometido milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Reforçamos também a necessidade de se seguir a risca as orientações do Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias. Se possível respeite o isolamento social, faça o uso de máscara sempre que necessário e higienize corretamente as mãos, pois juntos iremos vencer o Coronavírus!
Caso queira receber informações sobre a retomada de resorts e outros destinos turísticos no Brasil: acompanhe o blog e siga as redes sociais da Elite Resorts.
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!