Viajar grávida tem se tornado um hábito entre futuras mamães e papais que aproveitam o período gestacional para curtirem férias relaxantes. Afinal após o nascimento do bebê a rotina da família muda drasticamente, sobretudo nos primeiros meses. Por isso, alguns casais aproveitam este momento programarem uma lua de mel antes da chegada do bebê.
Quem deseja planejar uma babymoon deve levar em consideração fatores relacionados ao conforto e a saúde da gestante. Como a melhor época para viajar ou os cuidados que devem ser tomados antes e durante a viagem. São precauções que colaboram para que tudo ocorra dentro do esperado e as férias sejam incríveis para os dois.
Nesta publicação reunimos informações essenciais para quem está planejando viajar grávida, desde dicas de destino até orientações burocráticas. Dessa forma, é possível planejar todos os detalhes da babymoon e ainda esclarecer dúvidas relacionadas ao tema.
Definir o período ideal para viajar grávida é uma das dúvidas mais recorrentes para quem está planejando a babymoon. Afinal a gravidez é um momento repleto de transformações que se refletem diretamente na saúde mental e física da mulher. Portanto, a escolha do período da viagem pode ser significativa para uma experiência positiva para o casal.
O primeiro trimestre da gravidez, por exemplo, é uma época em que a gestante passa por alterações hormonais que causam diversos mal estares. Como dores no corpo, enjoos matinais, mudanças de humor e outros incômodos. O mesmo acontece durante terceiro trimestre, por isso pode não ser o momento para adequado para viajar. Já que a futura mamãe não estará 100% disposta e não poderá aproveitar ao máximo esta viagem a dois.
De acordo com o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (Acog) o segundo trimestre é o melhor período para viajar durante gravidez. Pois nesta época o risco de aborto espontâneo diminui e, na maior parte das mulheres, os sintomas típicos da gravidez também. É, portanto, o momento perfeito para que a gestante possa aproveitar todos os momentos da viagem.
Lembrando que é essencial seguir as recomendações do médico responsável pelo pré-natal! Já que ele poderá atestar se a futura mamãe e o bebê podem ou não viajar no período determinado pelo casal.
Com a data da viagem marcada é preciso ficar atento aos cuidados relacionados à saúde da gestante. Portanto, é essencial que a mamãe fique atenta às orientações dadas pelo médico responsável pelo pré-natal. Por estar acompanhando toda a evolução da gravidez, o especialista irá indicar cuidados de acordo com as necessidades da gestante.
Seja com a alimentação, com relação à exposição ao Sol e outros fatores críticos da gravidez. A primeira dica é que ao começar o planejamento da viagem a mamãe informe ao médico sobre a data da viagem e o destino escolhido. Ele irá orientá-la quanto os cuidados relacionados a viagem, dessa forma a futura mamãe estará preparada para todas as situações que possam surgir.
Mesmo assim existem algumas precauções que podem ser tomados de modo geral para quem irá viajar grávida. Quem vai viajar de avião, por exemplo, deve ficar atento às regras adotadas pelas principais companhias aéreas. Que dependendo da idade gestacional exigem que a grávida apresente um atestado médico do momento do embarque.
Em outros casos a companhia solicita que a gestante encaminhe a declaração para avaliação do departamento de saúde aeroespacial, que irá liberar ou não o embarque da mesma. Portanto, é preciso que todos os detalhes sejam planejados com antecedência, assim tudo ocorrerá dentro do esperado.
Até quantos meses de gestação pode viajar de avião? Não existe um limite máximo ou mínimo que regulamente o embarque de gestantes. Entretanto, as companhias aéreas não recomendam o viagem sete dias antes ou após o parto. Além de solicitarem os documentos citados acima de acordo com o tempo de gravidez no momento da viagem.
Em caso de dúvidas procure o consultor Elite Resorts responsável pelo seu atendimento ou a companhia aérea.
Na hora de escolher o destino da sua viagem é priorize locais que combine com esta etapa da sua vida. A gravidez é um momento muito delicado e que já causa diversas transformações na vida da mulher. Portanto, optar por um local tranquilo e relaxante é alternativa ideal para a sua viagem. Dessa forma você conseguirá evitar grandes esforços e poderá aproveitar tudo o que local tem a oferecer.
Outra dica: se possível opte por viajar durante a baixa de temporada, assim você irá evitar o grande fluxo de turistas característico da alta temporada. O que, consequentemente, irá diminuir o tempo de espera e o fluxo de pessoas nos pontos turísticos. Além disso, durante os meses de baixa temporada os resorts também estão mais vazios e o clima é de total relaxamento.
Selecionamos algumas opções destinos no Brasil indicados para quem deseja viajar grávida, veja só:
O mais importante é que a gestante opte pelo local que irá se adequar melhor a sua saúde e bem estar. Dessa forma você conseguirá aproveitar a sua viagem ao máximo e não terá que se preocupar com mais nada durante a estadia no resort.
Lembrando que a Elite Resorts oferece o atendimento personalizados dos consultores que poderão indicar a melhor opção destino para a sua babymoon. Além de oferecer o suporte adequado antes, durante e após a sua viagem.
Já viajou ou pretende viajar grávida? Compartilhe com os outros leitores nos comentários a sua experiência durante o planejamento da babymoon.
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!