Quer viajar gastando menos? Então você precisa conferir as nossas dicas sobre a baixa temporada no Brasil!
Todo mundo gosta de viajar e não há nada melhor do que realizar esse sonho por um bom custo-benefício. Afinal, por mais prazerosa que seja, planejar uma viagem envolve vários custos e muitos deles elevados. O ideal é buscar alternativas para manter em equilíbrio orçamento e diversão, e para isso a principal dica de qualquer especialista é: viajar na baixa temporada!
Quem já está habituado a viajar segue essa dica ao pé da letra, mas quem está começando a explorar este universo pode ter algumas dúvidas na hora de planejar as férias. Será que vale mesmo a pena viajar na baixa temporada? Quando devo garantir a minha reserva? Estas e outras questões são comuns entre os turistas de primeira viagem, e foi pensando neles que criamos essa publicação.
Um guia com informações essenciais sobre a baixa temporada. Nele vamos explicar, por exemplo, o que significa esse termo e a melhor época para garantir o seu pacote. Então fique atento (a) todas as informações para garantir a sua viagem com as melhores tarifas do mercado!
Quais são os meses de baixa temporada?
Afinal, o que é a baixa temporada? Este é um termo utilizado no turismo para referir-se aos períodos do ano em que o fluxo de turistas diminui nos destinos. No Brasil é possível definir os meses de alta e baixa temporada conforme as características sazonais de cada região.
As cidades litorâneas, por exemplo, recebem um alto fluxo de turistas durante o verão — especialmente as praias do nordeste. Já no inverno ou em períodos chuvosos o número de viajantes diminui consideravelmente nesses destinos, por isso são considerados períodos de baixa temporada.
Outros fatores também podem influenciar o aumento ou a queda no fluxo de turistas nas cidades, como os feriados nacionais e municipais, festividades tradicionais e até mesmo o período de férias escolares.
É possível observar, por exemplo, que nos meses em que as instituições de ensino estão funcionando menos pessoas viajam para os principais destinos do país. Já que nessa época a maior parte das pessoas não possui disponibilidade para viajar, especialmente as famílias com crianças. Por isso, eles também são considerados períodos de baixa temporada na maior parte dos destinos.
Vale ressaltar que cada região possui características únicas, por isso é preciso ficar atento aos detalhes durante o planejamento da viagem. Mas não se preocupe, pois iremos falar mais sobre esse assunto no decorrer do texto!
Quais as vantagens de viajar nesse período?
A principal vantagem de viajar na baixa temporada é a financeira. Nesse período o volume de turistas diminui consideravelmente, por isso os destinos precisam usar algumas estratégias para atrair visitantes.
A rede hoteleira, por exemplo, divulga para estes períodos as chamadas tarifas de baixa temporada — pacotes de hospedagem com descontos consideráveis. Logo é possível adquirir uma reserva no resort dos seus sonhos por um valor bem reduzido, sobretudo se comparado com as tarifas de alta temporada. Nós da Elite Resorts sempre divulgamos nas redes sociais e por e-mail as principais promoções para esses períodos.
As companhias aéreas também utilizam dessa estratégia e oferecem diversas promoções para a baixa temporada. Elas são divulgadas sempre com antecedência e os preços variam bastante ao longo dos meses, o mesmo vale para as milhas aéreas. Então é preciso ficar atento aos sites das companhias aéreas para aproveitar as ofertas.
Uma boa ferramenta para te ajudar acompanhar as variações tarifárias das passagens aéreas é o Google Flights. Nessa ferramenta do google você irá programar um alerta para o destino e período que você deseja viajar. Sempre que houver uma queda nos preços o Google irá enviar um e-mail, assim será possível adquirir sua passagem com a melhor tarifa.
Outro benefício proporcionado pela baixa temporada é que destinos tradicionais ficam mais vazios, por consequência é possível aproveitar os pontos turísticos com maior tranquilidade. O mesmo vale para os espaços de lazer e demais ambientes que compõem a infraestrutura dos resorts, que recebem um número menor de hóspedes durante esses meses.
Quando começar a se programar?
Não tem erro, a melhor dica para conseguir aproveitar todas as vantagens da baixa temporada é se programar com antecedência. Normalmente as tarifas são liberadas meses antes, então com organização é possível acompanhar e aproveitar as principais promoções para o período vigente.
O primeiro passo é definir o destino da sua viagem! Ao saber para onde viajar você conseguirá determinar a baixa temporada daquele destino e, consequentemente, aproveitar as ofertas.
Faça uma pesquisa prévia sobre a região para qual você deseja viajar, pois só assim será possível estabelecer qual é a época de baixa temporada. Conforme citamos anteriormente, as cidades possuem características que podem afetar diretamente o fluxo de turistas, como os feriados municipais e até mesmo o clima.
Isso requer tempo, por isso é essencial começar a planejar a sua viagem meses antes, e claro contar com ajuda de um agente de viagens. Além disso, ao se organizar antecipadamente será possível aproveitar as promoções de hospedagem e de passagens aéreas que citamos anteriormente.
Para onde viajar na baixa temporada?
O território brasileiro é extenso e está repleto de destinos incríveis que podem ser explorados em qualquer época do ano. Porém, existem cidades que estão entre as favoritas dos turistas e, por consequência, acabam recebendo um número maior de visitantes durante a alta temporada.
A baixa temporada é boa oportunidade para conhecê-las com tranquilidade, já que a quantidade de pessoas diminui consideravelmente nesses períodos. Motivo pelo qual muitas pessoas apostam em destinos tradicionais, como as praias do nordeste, do litoral do Rio de Janeiro e até mesmo cidades no interior do país.
Quer viajar para as praias do nordeste? Neste caso a melhor época para viajar são os meses de março a junho ou de agosto a novembro. Lembre-se de atentar-se aos feriados e períodos festivos, como a tradicional Festa de São João, semana das crianças e outros.
Estes meses também são indicados para quem está planejando viajar para serra gaúcha, especialmente para a região serrana. Já que é possível conhecer as belezas destes destinos por um bom preço, e ainda fugir da alta temporada que se concentra nos meses de inverno.
Não sabe para onde viajar? No blog Elite Resorts temos uma publicação com os melhores lugares para viajar na baixa temporada, aproveite as dicas e planeje-se com antecedência. Conforme afirmamos no tópico anterior, esta é a melhor de aproveitar todas as promoções e, consequentemente, diminuir os custos da sua viagem.
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!