Durante o planejamento da sua viagem você poderá se deparar com alguns termos técnicos do turismo como baixa ou alta temporada. Compreender o significado dessas expressões pode fazer a diferença na escolha do período da sua viagem.
Viajar na baixa ou alta temporada são experiências totalmente diferentes independente do destino escolhido. Essas variações de temporada afetam, por exemplo, o valor das diárias nos resorts e das passagens aéreas. E podem influenciar a sua experiência no destino escolhido.
Estamos aqui para te ajudar a compreender as diferenças entre viajar na baixa ou alta temporada. Para que você possa planejar uma viagem inesquecível, sem transtornos ou gastos fora do seu orçamento. O primeiro passo é entender o que é a baixa temporada e alta temporada, e quais são os seus diferenciais. Vamos lá:
Alta temporada é o período em que as cidades turísticas e hotéis recebem o maior fluxo de turistas. No Brasil a alta temporada são os meses de dezembro, janeiro e julho quando acontecem as férias escolares e coletivas. Entretanto outros fatores também podem ser determinantes para que fluxo de turistas aumente nos destinos em determinadas épocas do ano. Como feriados nacionais prolongados, datas festivas tradicionais e outras sazonalidades.
O clima da região é outro fator que pode contribuir para o aumento de turistas. Nas praias do nordeste, por exemplo, o maior fluxo se concentra durante o verão. Principalmente nos meses de dezembro e janeiro, período de férias escolares no Brasil e quando o Sol colabora para que os dias de praia sejam ainda melhores.
Nesse período as tarifas tendem a aumentar consideravelmente devido o grande volume de busca pelo destino. A dica é garantir a reserva de hospedagem e aéreo, se for o caso, com antecedência para aproveitar melhores tarifas. E pesquisar sobre o destino que você está buscando, pois a época da sua viagem pode coincidir com a alta temporada ou o contrário.
A baixa temporada é o período em que o fluxo de turistas diminui nos destinos. Colaborando para que atrações tradicionais da cidade fiquem mais vazias. No Brasil a baixa temporada é, normalmente nos meses de março até junho e de agosto até novembro. Geralmente são períodos em que o clima, a rotina de trabalho e outros fatores afastam os turistas dos destinos.
Não significa que seja uma época ruim para viajar, pelo contrário pode ser um excelente momento para quem busca tarifas menores e lugares mais vazios. Uma ótima oportunidade para conhecer destinos mais concorridos e conhecer os pontos turísticos com tranquilidade. Como Angra dos Reis, as praias do nordeste e outras localidades que tradicionalmente recebem muitos turistas.
Na baixa temporada surgem várias promoções para atrair os turistas, incluindo promoções de hospedagem para os resorts. De acordo com o Ministério do Turismo os pacotes de viagem para destinos nordestinos, por exemplo, podem ficar de 30% a 50% mais baratos. A dica é pesquisar sobre o destino que você irá visitar com antecedência, para identificar qual é o período de baixa temporada.
A verdade é que não existe época ruim para viajar, sempre é um bom momento para conhecer um lugar novo e escapar da correria do dia a dia. Para escolher entre a baixa ou alta temporada você deverá avaliar quais as características dos períodos atendem as suas necessidades.
A maioria das pessoas tem disponibilidade para viajar, por exemplo, nos meses de dezembro e janeiro. O que coincide com os períodos de alta temporada na maioria dos destinos no Brasil. Viajar nessa época é encontrar o destino em seu melhor momento com todas as atrações e passeios disponíveis. Entretanto a alta procura pode causa um aumento no valor dos serviços e a lotação dos lugares mais populares.
Caso você leve em consideração o valor das diárias nos resorts e passagens aéreas a melhor opção é viajar na baixa temporada. Período em que surgem ofertas especiais, sendo uma ótima alternativa para quem deseja economizar.
Esses meses também são indicados para fugir do grande fluxo de turistas da alta temporada. Podendo aproveitar todas as atrações com tranquilidade, sem enfrentar filas ou disputar a área da piscina. Até mesmo escapar dos engarrafamentos em rodovias e das filas nos aeroportos.
Ao definir a data da sua viagem pesquise sobre o destino e leia relatos de outras pessoas que viajaram na mesma época. É a melhor maneira de descobrir o que você poderá encontrar durante a sua viagem. Quais serviços estarão disponíveis, horários de passeios, atrações que podem fechar durante a baixa temporada etc. Fique atento também aos feriados que podem influenciar nas alterações tarifárias ao longo o ano.
Seja na baixa ou alta temporada a dica é começar a planejar com antecedência todos os detalhes da sua viagem. É a melhor forma de garantir que a sua viagem seja satisfatória, evitando situações desconfortáveis durante os dias de descanso.
O primeiro passo é pesquisar todos as informações sobre o destino que você escolheu durante o período da sua viagem. Se você vai viajar durante a baixa temporada é importante verificar quais os passeios disponíveis, os horários de funcionamento e outras alterações na programação do destino.
Na alta temporada é preciso ficar atento a capacidade de lotação de locais turísticos, principalmente se tratando de áreas preservadas. As piscinas naturais de Porto de Galinhas, por exemplo, podem receber um número limitado de turistas durante o dia. Medidas que ajudam a preservar o ecossistema aquático da região.
Após realizar essa pesquisa inicial é a hora de ir em busca da hospedagem. Na baixa ou alta temporada o indicado é ir reservar os quartos no resort com antecedência. Quem deixa para reservar de última hora também pode correr o risco de não encontrar vagas disponíveis no resort escolhido. Até mesmo durante a baixa temporada, já que as tarifas atrativas podem acarretar no aumento da procura.
O planejamento antecipado também permite aproveitar as tarifas promocionais que surgem ao longo do ano. E garante tempo de sobra para encontrar o resort perfeito para a sua estadia.
Na Elite Resorts disponibilizamos consultores especializados nos melhores resorts do Brasil para te auxiliar. Basta solicitar uma cotação para o resort do seus sonhos e garantir a sua reserva com tranquilidade. Retirando todas as suas dúvidas sobre a estrutura, serviços oferecidos e as acomodações.
Ficou com alguma dúvida sobre a baixa ou alta temporada? Deixe seu comentário ou entre em contato através das nossas redes sociais.
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!