Saiba onde se hospedar, quando viajar e quais são as melhores praias de Fernando de Noronha!
O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados por turistas no litoral brasileiro. Não é para menos, pois as suas belezas naturais encantam os visitantes! São ao todo 21 ilhas e ilhotas que conservam praias que estão entre as mais bonitas do Brasil e áreas de preservação ambiental.
Hoje em dia sua área está dividida entre a APA (Área de Preservação Ambiental) e o PARNAMAR (Parque Nacional Marinho) — ambos cuidam da proteção e conservação do ecossistema local.
Neste guia reunimos as principais informações sobre Fernando de Noronha e os seus atrativos turísticos. Saiba como chegar na ilha, quais são as orientações dadas aos turistas e quais passeios fazer durante a estadia neste paraíso pernambucano.
Onde fica e como chegar em Fernando de Noronha
O arquipélago de Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas e ilhotas distribuídas em uma área de 26 km² — dos quais 17 km² compõem a ilha principal. Atualmente este conjunto de ilhas faz parte do território de Pernambuco, mas nem sempre foi assim! Noronha já foi palco de muitas disputas territoriais.
Entre 1629 e 1654 foi ocupada por holandeses e entre 1736 e 1737 por franceses. Após este período Portugal reassumiu o poder no local e, para defender o território, instalou 10 fortes em todas as praias. Estes marcos históricos estão registrados nas ruínas distribuídas pela ilha, que hoje são consideradas importantes pontos turísticos.
Onde fica Fernando de Noronha? O arquipélago encontra-se a aproximadamente 545 km de distância da costa de Recife, no nordeste do Brasil.
A ilha também está localizada a cerca de 360 km de Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Esta proximidade permite aos turistas escolherem entre as duas capitais como via de acesso. Uma vez que as companhias aéreas Gol e Azul operam voos para Noronha a partir das duas cidades.
Taxa de Proteção Ambiental: o que é e como é feito o pagamento
As áreas de preservação ambiental ocupam boa parte do território de Fernando de Noronha. Por este motivo, foram estabelecidas algumas regras que limitam e regulam a circulação de pessoas por toda a ilha. Estas medidas são essenciais para a conservação das praias e parques naturais que compõem o seu território.
Uma das medidas é a taxa de preservação ambiental obrigatória para o acesso à Fernando de Noronha. Ela é cobrada conforme o número de dias que o turista irá permanecer na ilha. Este é um tributo arrecadado pelo Governo de Pernambuco que o aplica na gestão dos serviços públicos ofertados em Noronha.
Essa taxa pode ser paga na chegada ao Aeroporto de Fernando de Noronha ou pela internet. Caso opte por efetuar o pagamento online, o visitante deve preencher os dados solicitados no formulário e gerar o boleto no site oficial da ilha com ao menos três dias úteis de antecedência.
O recibo de pagamento da taxa de preservação ambiental será solicitado no check-in do voo de volta.
Caso o turista tenha ficado mais dias do que o previsto, e informado na chegada, deverá pagar o valor faltante e uma multa. Recomenda-se aos turistas que optarem por prolongar a visita que renovem o período de permanência até a data de vencimento da taxa.
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha foi criado em 1988 e têm como um dos seus objetivos a conservação da biodiversidade local e dos seus sítios históricos arquitetônicos. O parque também serve como base para diversas pesquisas científicas que visam compreender a heterogeneidade biológica da ilha.
Ele ocupa uma área total de 11.720 hectares onde é possível encontrar piscinas naturais, trilhas ecológicas e praias que estão entre as mais bonitas do mundo.
A fim de manter o ordenamento do fluxo turístico local, é cobrada uma taxa de acesso ao Parque Nacional Marinho. Este ingresso pode ser adquirido pela internet, no Centro de Visitantes do ICMBio ou no Posto de Informação e Controle, e é válido por 10 dias corridos a partir da retirada do cartão.
O pagamento não é obrigatório, porém o visitante que não adquiri-lo terá o acesso vetado às trilhas e praias que fazem parte do parque. Por consequência, alguns cartões postais da ilha poderão ficar de fora do roteiro, como a Praia do Sancho e Baía dos Golfinhos.
O que fazer em Fernando de Noronha
Como citamos anteriormente, o arquipélago é composto por 21 ilhas. Algumas já são conhecidas internacionalmente, pois guardam alguns dos cartões postais de Noronha e praias que estão entre as mais belas do mundo. Podemos citar como exemplo a Ilha de Dois Irmãos, a Ilha da Conceição e a Ilha de São José.
Todas as ilhas que constituem o arquipélago de Fernando de Noronha são referência em ecoturismo. Isto porque todas as atividades turísticas giram em torno das praias e das áreas de preservação ambiental que compõem a região.
Algumas já estão entre as favoritas do visitantes e, consequentemente, não podem ficar de fora do roteiro de quem está planejando viajar para a Noronha, tais como:
Todas estas atividades podem ser desfrutadas em conjunto com os momentos de descanso nas belas praias de Noronha. Basta que o turista planeje o seu roteiro com antecedência, levando em consideração todos os pontos que deseja conhecer nas ilhas.
As melhores praias de Fernando de Noronha
Na ilha usa-se “Mar de Dentro” para se referir a costa que está voltada para o Brasil. Já a costa que está voltada para o sudeste, ou seja, para o continente africano, é chamada de “Mar de Fora”. As praias são divididas nestas duas categorias conforme a localização no arquipélago e possuem características distintas.
As praias do Mar de Dentro possuem águas mais cristalinas e estão entre as favoritas dos visitantes para assistir o pôr do sol. Apesar de todas possuírem uma beleza única, algumas dessas praias estão sempre presentes nos roteiros dos visitantes.
Selecionamos praias que estão entre as mais procurados por turistas em Fernando de Noronha:
Onde se hospedar em Noronha
Em Fernando de Noronha as pousadas são as principais alternativas de hospedagem para os turistas. Elas estão instalados em diferentes pontos da ilha e estão preparadas para atender a diferentes perfis de visitantes e orçamentos. Portanto, cabe ao turista avaliar quais as comodidades são oferecidas e em qual ponto da ele deseja ficar hospedado.
A principal ilha de Noronha está distribuída entre 6 bairros: Baía do Sueste, Vila do Boldró, Floresta Nova, Floresta Velha, Vila dos Remédios e Vila do Trinta.
Na Vila dos Remédios é onde está situado o centro histórico de Fernando de Noronha e os serviços que atendem às principais necessidades dos turistas. É também nesta vila que está concentrada a vida noturna da ilha, por isso ela é a melhor alternativa para os turistas que desejam ficar hospedados em ponto estratégico de Noronha.
As melhores pousadas em Fernando de Noronha
As pousadas estão localizadas na Vila dos Remédios ou em bairros adjacentes. Algumas já são referência em qualidade e atendem, principalmente, os turistas que estão habituados com serviços cinco estrelas. Além disso, elas se destacam pela localização próximo às principais praias e pontos turísticos da região.
Preparamos uma seleção com as melhores pousadas em Fernando de Noronha, veja só:
Em breve será inaugurado em Fernando de Noronha a Pousada do Nannai. O resort de luxo em Porto de Galinhas, irá desembarcar com toda a sua sofisticação na ilha pernambucana. Portanto, será mais uma opção de hospedagem para quem tem como prioridades conforto e bom atendimento.
A melhor época para conhecer a ilha
Fernando de Noronha está entre os destinos no nordeste que podem ser visitados em qualquer época. Ao longo do ano a temperatura média na ilha se mantém em torno dos 28ºC, por isso em qualquer estação é possível encontrar dias quentes e agradáveis.
Ainda sim, existem alguns meses que estão entre os favoritos dos turistas que viajam com frequência para a região.
Entre os meses de setembro a fevereiro, por exemplo, o período de seca proporciona o clima ideal para aproveitar as praias. A brisa refrescante ameniza o calor típico do nordeste e torna as noites mais frescas. Além disso, nesta época a temperatura média do mar de Noronha é de 24ºC.
Já os meses de dezembro a março são os favoritos dos surfistas, sobretudo os meses de janeiro e fevereiro. É que nesta época do ano ocorre o fenômeno de swell na região, responsável pela formação de ondas enormes e favoráveis para a prática do esporte.
Quem quiser escapar das chuvas basta evitar os meses entre março e julho, quando a estação chuvosa chega na ilha. Porém, vale ressaltar que mesmo neste período a chuva não se faz presente durante todos os dias em Fernando de Noronha. Elas são esporádicas, logo mesmo neste período é possível desfrutar bons dias de sol e mar!
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!