Muitos negócios podem ser bem encaminhados e fechados dessa forma, basta ter um bom planejamento.
Resorts são hotéis com estrutura de clubes e perfeitos para que férias incríveis sejam vivenciadas. Contudo, também são ótimas opções para viagens de negócios, pois contam com vários espaços para reuniões e eventos corporativos, como encontros, feiras e congressos. Ou seja, um excelente ambiente para uma empresa firmar parcerias, ampliar os negócios, buscar novos segmentos para investir e procurar atingir um público maior. Para que isso se concretize, nada como planejar tudo muito bem. É justamente para mostrar como organizar uma viagem corporativa para resorts que a Elite Resorts reuniu este conjunto de dicas para serem postas em prática quando houver um grupo de funcionários e colaboradores envolvidos. Basta segui-las e a chance de sucesso será enorme!
DEZ DICAS SOBRE COMO ORGANIZAR UMA VIAGEM CORPORATIVA PARA RESORTS
1. PLANEJAR BEM A VIAGEM
O sucesso de uma empresa é a principal meta de seus profissionais. Obviamente, planejamento é algo absolutamente fundamental para que isso seja alcançado. Afinal, é ele que vai nortear as tomadas de decisões e os esforços da equipe. Assim, essa mesma mentalidade deve dar o tom sobre como organizar uma viagem corporativa para resorts.
O planejamento é parte vital em uma viagem corporativa. Afinal, é preciso organizar muito bem todos os detalhes, que certamente terão impacto nos gastos e nos resultados. Portanto, o segredo para que a viagem seja um sucesso absoluto é: antecedência na organização. Assim, questões como objetivos, cronograma, funções, hospedagens, passagens e outros aspectos serão tratados com tempo e eficiência.
2. REALIZAR UMA REUNIÃO
Uma reunião com os profissionais envolvidos na viagem corporativa é de grande importância. Afinal, tudo precisa correr de forma impecável, sempre objetivando o sucesso. O encontro é especialmente útil também para que todos possam ser apresentados e se conhecerem, se for o caso. Ou seja, é vital em relação a como organizar uma viagem corporativa para resorts.
Esse encontro deve deixar claro o papel de cada um na viagem, como o trabalho será feito e quais são as expectativas dos gestores no que diz respeito ao feedback do evento no resort. Assim, todos passam a se preparar para que formem uma força unificada em benefício da empresa.
3. DETERMINAR O ORÇAMENTO TOTAL
Criar oportunidades para que a empresa cresça e amplie os negócios é algo sempre ambicionado. Assim, uma viagem corporativa pode proporcionar chances valiosas para isso. Porém, os recursos financeiros devem ser usados com total racionalidade.
Para isso, é necessário não apenas definir o orçamento total para a viagem – e todos os seus aspectos –, mas também envolver a área financeira nesse planejamento. É importante calcular o investimento de acordo com as necessidades dos profissionais e projetar os resultados aguardados para a empresa.
4. SELECIONAR UM “LÍDER” PARA O GRUPO
Lideranças são fundamentais numa empresa. Não poderia ser diferente no que se refere a como organizar uma viagem corporativa para resorts. Portanto, escolher um profissional para que seja o líder e se torne responsável pelos detalhes não apenas ajuda a otimizar todo o processo, mas também vai pôr à prova sua capacidade de comando.
Uma vez definido o líder, este deve decidir questões diversas, como quais resorts devem ser considerados – no caso de a empresa organizar o evento –, qual o meio de transporte ideal, quando serão as reuniões e outras questões. Contudo, apesar da liderança, saber ouvir os demais envolvidos é importante para criar um clima de motivação e deixar todos à vontade.
5. CONTATAR UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA
Para facilitar ao máximo o trabalho de como organizar uma viagem corporativa para resorts, a melhor de todas as opções é entrar em contato com uma agência de turismo especializada neles. É aí que entra a Elite Resorts, que tem a capacidade de otimizar os recursos disponíveis da empresa.
Afinal, com seu know-how de vários anos, poderá trabalhar em conjunto com o líder não apenas para indicar os melhores resorts para os objetivos da empresa, mas também auxiliá-lo na execução de todos os trâmites se a ideia for levar a equipe para participar de um evento: comprar passagens, reservar acomodações, fazer a inscrição em eventos e gerenciar traslados, por exemplo.
6. DEFINIR DETALHES ENVOLVENDO O RESORT
Uma vez definido o resort para o qual a viagem corporativa será realizada – levando em conta também o orçamento –, são acertados detalhes importantes, como compra de passagens, escolha das acomodações, tipo de diária – café da manhã, meia pensão, pensão completa ou all inclusive – e roteiros locais.
Como a Elite Resorts tem ótimas relações com os mais variados resorts e fornecedores no País, certamente irá obter condições vantajosas para a empresa e os funcionários que irão viajar.
7. NEGOCIAR BONS VALORES PARA PASSAGENS
Adquirir passagens para o mesmo voo – caso seja transporte aéreo – e com antecedência facilitará muito a reunião do grupo e deixará o cronograma extremamente organizado.
Com isso, será possível negociar preços melhores para as passagens, algo extremamente desejável para o setor financeiro da empresa, que busca obter o máximo gastando o mínimo.
8. RESERVAR ACOMODAÇÕES BEM LOCALIZADAS
Outro ponto importante diz respeito à localização das acomodações nas quais a equipe vai ficar no resort. Com um planejamento bem-feito, com antecedência e competência, é possível reservar unidades bem localizadas e por preços atraentes.
Faz parte do processo sobre como organizar uma viagem corporativa para resorts buscar acomodações que proporcionem não apenas conforto, mas também sossego e privacidade para que assuntos possam ser discutidos em breves reuniões para alinhar questões necessárias. Afinal, embora os resorts tenham espaços corporativos, deve-se ter em mente que eles podem acomodar pessoas em férias também.
9. FACILITAR O DESLOCAMENTO
Como o deslocamento é outra questão muito importante em uma viagem corporativa, o transporte precisa receber especial atenção da equipe. Afinal, sempre podem ocorrer passeios com pessoas importantes para os negócios. Ou seja, para que os gastos sejam racionalizados, garantindo mobilidade e agilidade, é uma boa ideia saber quais são as melhores opções de deslocamento na região de destino.
Uma grande aliada nesse aspecto pode ser uma empresa que realize transfers corporativos. Afinal, além de dar segurança à equipe, confere organização e controle de gastos, já que os valores podem ser acertados com antecedência. Dessa forma, a área financeira não é surpreendida, além de receber relatórios dos itinerários dos deslocamentos.
10. PREPARAR UM RELATÓRIO DA VIAGEM
O último ponto sobre como organizar uma viagem corporativa para resorts é fazer com que os envolvidos preparem relatórios diários. Assim, além de fornecerem à empresa um panorama bastante organizado de todas as fases da viagem – do início ao fim –, essas informações vão proporcionar uma visão das ações realizadas, dos resultados obtidos e dos gastos envolvidos.
Consequentemente, os relatórios vão facilitar eventuais reembolsos, apresentar um retrato do momento sobre o que está funcionando bem e o que precisa ser aprimorado nas ações realizadas, e propiciar uma gestão precisa da viagem, servindo de base para as próximas.
Uma viagem corporativa oferece ótimas oportunidades para uma empresa. Por meio dela, é possível firmar contatos importantes, realizar negócios e gerar condições para que o crescimento e a aquisição de novos clientes sejam uma realidade. Basta planejar bem, saber como organizar e aproveitar do ambiente leve propiciado pelos resorts. Conte com a Elite Resorts e faça com que sua viagem corporativa seja um sucesso!
Qualquer que seja sua escolha para uma experiência de luxo e exclusividade, conte com a Elite Resorts. Afinal, somos uma agência de turismo especializada nos melhores resorts e hotéis do Brasil, e temos os profissionais certos para que você aproveite a oferta mais interessante. Entre em contato com a gente e faça sua cotação!
Jornalista, é CEO da SmartFox Produções, que produz conteúdos autorais, criativos e otimizados para empresas e digital influencers. É especialista em textos voltados para conteúdo web (SEO), copywriting, UX writing, mídias sociais, publicidade, jornalismo, relações públicas e redação criativa.
marcelonobre@gmail.com