A cidade de Bonito está entre os principais polos turísticos do centro oeste brasileiro, apenas em 2017 a região recebeu mais de 201.220 visitantes. Todos em busca de experiências únicas no município que neste ano recebeu o 15º prêmio de melhor destino de ecoturismo do Brasil. Prática considerada o carro forte do turismo na região cuja as principais atrações são os rios com águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas.
Bonito coloca a disposição dos turistas mais de 40 atividades, desde opções para os mais aventureiros até alternativas de passeio para famílias com crianças. Portanto, é um destino democrático e que está preparado para receber os milhares de turistas que viajam para região. Pois, na cidade eles encontram bons restaurantes, diversas opções de hospedagens e outros serviços que atendem as necessidades dos turistas.
Está planejando viajar para Bonito nos próximos meses? Então fique atento as dicas que reunimos neste guia sobre a cidade mais famosa do Mato Grosso do Sul! Nele você irá encontrar:
Além de indicações de roteiros para que você possa planejar com antecedência os seus passeios na cidade! Portanto, aproveite as dicas e monte um roteiro de viagens em inesquecível para a sua estadia em Bonito.
Bonito está entre as cidades que compõem a Serra da Bodoquena no interior do Mato Grosso do Sul. A distância para a capital Campo Grande é de aproximadamente 300 km e o acesso até a região pode ser feito por via terrestre ou aérea. Pois Bonito dispõe de um aeroporto de porte pequeno que recebe voos de importantes cidades brasileiras.
Como faço o trajeto direto até Bonito? Quem se interessar pelos voos diretos até a cidade deve procurar a Azul. A partir de 2017 a companhia aérea passou a oferecer voos diretos até Bonito saindo ou com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas – SP. A programação funciona da seguinte forma:
Os turistas também podem optar por voos regulares até o Aeroporto Internacional de Campo Grande, comercializado pelas principais companhias aéreas. Ao desembarcar na cidade é só seguir de transfer até Bonito, o trajeto dura aproximadamente 4 horas. Esta pode ser a opção mais prática e barata para os turistas que não moram no estado de São Paulo.
Em caso de dúvidas procure o consultor de viagens Elite Resorts, pois ele poderá auxiliá-lo na busca pelo melhor voo para a região.
Os passeios ecológicos são as principais atrações do Bonito, pois estes possibilitam aos turistas explorarem as belezas do ecossistema da região. O que inclui conhecer os rios de águas cristalinas, tomar banho de cachoeira ou participar de uma atividade mais radical. São mais de 40 opções de passeios a disposição dos visitantes, dessa forma eles conseguem com ajuda de profissionais conhecer todas as riquezas da região.
Em Bonito os passeios estão distribuídos em 6 categorias:
A melhor forma de ter uma experiência completa na cidade é incluir no roteiro um passeio de cada categoria.
Os passeios em Bonito são comercializados exclusivamente por agências de receptivo da cidade. Por este motivo, em alguns casos, você só terá acesso às atrações após apresentar no local o voucher de compra fornecido por estas agências. Portanto, ao planejar a sua viagem para Bonito defina previamente os passeios que deseja realizar ao longo da estadia na cidade.
Depois procure uma das agências indicadas pelo consultor Elite Resorts, responsável por sua hospedagem, para reservar os passeios.
É necessário que este processo seja feito com antecedência, pois apenas um número limitado de pessoas podem frequentar as atrações ao longo do dia. Esta é a maneira que o município encontrou para atender os turistas de forma satisfatória e ao mesmo tempo proteger o ecossistema da região. Dessa forma evita-se a longo prazo uma degradação das áreas de preservação devido ao grande fluxo de pessoas que circulam na cidade.
Quantos dias são necessários em Bonito? Para conhecer todas as atrações da região é necessário ao menos uma estadia de 7 dias. E ainda sim será difícil explorar todos os pontos turísticos com tranquilidade. Portanto, definir o roteiro com antecedência é a melhor forma de conhecer as os principais pontos turísticos da cidade.
No Mato Grosso do Sul a planície pantaneira está localizada entre as cidades de Campo Grande e Corumbá. Para chegar até lá os turistas saem de Bonito em direção a Miranda, o trajeto dura aproximadamente duas horas. Portanto, é possível conciliar em uma só viagem passeios por Bonito e no Pantanal sul mato grossense.
Dentre as atrações estão passeios de safári, passeios de canoa nos rios, pescas artesanais e atividades culturais. Por isto o mais indicado é programar a viagem para os meses de agosto e setembro, período de seca na região favorece a observação dos animais. Pois eles saem a procura de água e ficam a vista dos visitantes, portanto uma ótima oportunidade para observar de perto diversas espécies.
Não existe época ruim para viajar para Bonito, pois a cidade reserva atrações para os turistas o ano inteiro. As mudanças climáticas fazem com o que eles vivenciem experiências únicas ao longo dos meses, portanto quem viajar em diferentes épocas do ano para cidade irá perceber que são experiências totalmente distintas.
Durante o inverno, por exemplo, as águas dos rios ficam ainda mais transparentes devido a escassez de chuvas. Portanto é o período em que as águas dos rios estão com a melhor visibilidade. Característica que, consequentemente, favorece a prática de flutuação e mergulho nos rios de Bonito que ficam com as águas ainda mais transparentes.
Vale ressaltar que nesta época as águas estão geladas, por este motivo é necessário o uso de roupas que ajudam a conservar a temperatura do corpo. Além disso, banhos de cachoeiras ou nos balneários não são recomendados, pois a temperatura mínima pode chegar aos 15ºC.
Já que está em busca de temperaturas mais agradáveis deve optar por viajar para Bonito no verão. Entretanto, este é também o período em que mais chove na região, portanto os turistas podem encontrar alguns dias chuvosos. O que pode atrapalhar a visibilidade dos rios, mas favorecer os banhos de cachoeiras e nos balneários que estarão com maior volume de água.
Na cidade de Bonito os turistas encontram opções de hospedagens indicadas para todos os bolsos e gostos. Desde pousadas, hotéis e o Zagaia Eco Resort com sua infraestrutura grandiosa cercada pelas áreas verdes da região. Esta é a melhor alternativa de hospedagem para os turistas que buscam o máximo de conforto durante a estadia em Bonito. Pois nas instalações do resort estão disponíveis serviços e espaços voltados para os momentos de lazer e relaxamento de adultos e crianças.
A infraestrutura do Zagaia Eco Resort ocupa uma área de 600 mil metros quadrados cercada pelas belezas naturais da Serra da Bodoque. Neste espaço estão distribuídas 152 acomodações alguns preparadas para acomodar famílias de até cinco pessoas. Além de espaços de lazer onde os adultos podem relaxar e as crianças se divertirem ao máximo na companhia de monitores.
Nas instalações do resort em Bonito estão disponíveis:
Também está a disposição dos hóspedes uma programação de lazer com atividades para adultos e crianças. Portanto, é o ambiente perfeito para recarregar as energias durante o intervalo entre um passeio e outros. Já que o Zagaia Eco Resort está instalado a apenas 5 minutos do centro de Bonito, local de partida para os principais passeios da cidade.
Aproveite esta dica de hospedagem em Bonito e os passeios para começar a planejar a sua viagem agora. O primeiro passo é solicitar a sua cotação para o eco resort Zagaia e garantir a sua reserva com a melhor tarifa disponível. Depois é só reservar os passeios e contar os dias para sua viagem em Bonito!
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!