Nosso país está repleto de lugares maravilhosos, por isso encontramos destinos turísticos o ano inteiro. Inclusive no inverno, sendo um ótimo momento para viajar para o interior do Brasil. Aproveitando o clima ameno em piscinas com águas termais, curtindo a beleza das montanhas e bons restaurantes. São os melhores lugares para viajar no inverno!
Para te ajudar nesta busca selecionamos os principais lugares para viajar no inverno. Cidades que reúnem todas as características necessárias para uma viagem inesquecível no meses de julho a agosto. Conheça o top 10 da Elite Resorts com os melhores lugares para viajar no inverno:
Não poderíamos começar a seleção de lugares para viajar no inverno sem citar Campos do Jordão. A cidade localizada na Serrada Mantiqueira, no interior do Estado de São Paulo, está entre as mais procuradas pelos turistas brasileiros. A arquitetura única fez com que Campos do Jordão ganhasse o apelido de “suíça brasileira”. Dentre as principais atrações está a gastronomia requintada presente nos bares e restaurantes.
Entre os meses de junho a julho acontece o tradicional Festival Internacional de Inverno em Campos do Jordão. A atração principal do festival são as apresentações musicais, sendo considerado o maior festival de música clássica do país. Além disso são desenvolvidas atividades pedagógicas, como aulas de violão, canto, regência e muito mais.
Para os mais radicais a cidade oferece atividades tradicionais de ecoturismo. Os turistas podem se aventurar em trilhas ecológicas, cavalgadas e praticar alguns esportes radiciais.
Gramado também está entre os lugares para viajar no inverno mais procurados por turistas do Brasil e do mundo. A gastronomia é a principal atração da cidade, os bares e restaurantes são conhecidos pelos cardápios saborosos. Compostos principalmente por founde, queijos, vinhos, carnes e muito chocolate quente!
A arquitetura em estilo enxaimel, característica de cidades colonizadas por alemães, ajudam a criar o charme da cidade. Que também está presente em destinos preferidos de casais em lua de mel, sendo um dos destinos mais românticos da serra gaúcha.
Para quem viaja de avião é necessário desembarcar no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a cerca de 2 horas de Gramado. A hospedagem fica por conta do Wish Serrano Resort instalado as margens da Avenida das Hortênsias. É por ali que acontece festivais e eventos tradicionais da cidade, incluído o Natal Luz de Gramado.
Minas Gerais também está repleta de lugares para viajar no inverno, destinos tradicionais do interior mineiro que chamam atenção dos turistas. A cidade de Dona Beja é conhecida principalmente pelas famosas piscinas termais presentes no resort Tauá Grande Hotel Termas e Convention. Que se destaca por suas construções históricas construídas em 1938 e inauguradas em 1944 por Getúlio Vargas.
As instalações do resort Tauá em Araxá ajudam a compor a história da cidade, além de encantar os hóspedes. Os jardins foram projetadas por Roberto Blue Marx e o projeto arquitetônico segue as mesmas características de construções colonial espanholas. Os seus corredores receberam desde a sua fundação hóspedes ilustres da época e ainda contam com o mesmo charme da sua inauguração.
No inverno as termas atraem turistas de todo o Brasil para cidade de Araxá. As águas sulforosas trazem benefícios para o corpo e para mente, uma ótima maneira de relaxar. O resort também disponibiliza massagens, banhos, tratamentos infantis e diversas outras opções. Além da sua infraestrutura de lazer com atividades e espaços recreativos para todas as idades.
Além de curtir as atrações do resort aproveite para conhecer os demais pontos turísticos de Araxá. Dentre os passeios mais tradicionais está a visita ao horizonte perdido onde você poderá curtir uma vista maravilhosa. Além de se arriscar em um passeio de paraglider, caso seja um adepto do esporte.
As nascentes com águas termais de Cladas Novas foram descobertas no século 18. Desde então o maior aquífero termal do país se tornou o principal destino turístico do Estado de Goiás. Recebendo anualmente milhares de turistas em busca das águas da região, que abastecem parques aquáticos e piscinas de hotéis.
A temperatura da água fica em torno dos 35ºc, sendo um dos melhores lugares para viajar no inverno. Durante os meses de maio a julho a temperatura mínima na região fica em torno dos 16ºC e a máxima 27ºC. Um clima ameno que combina perfeitamente com águas quentinhas das fontes naturais.
Dentre as principais atrações da cidade está o complexo Rio Quente, que reúne parques aquáticos e hotéis nas suas instalações. É a melhor maneira de aproveitar as águas termais de Caldas Novas, curtindo as piscinas e infraestrutura dos parques. O ideal é optar por se hospedar no Rio Quente Cristal Resort, tendo incluindo no valor da diária os ingressos para os parques.
Caldas Novas não chamou atenção apenas dos turistas brasileiros, mas também de uma grande rede hoteleiras. A cidade será uma das primeiras a receber resorts da rede Hard Rock Hotéis no Brasil. O empreendimento já está em construção e tem previsão de inauguração em 2022. Aqui no blog você conhece todos os detalhes do Hard Rock Caldas Novas.
A região serrana do Rio de Janeiro também reúne diversos lugares para viajar no inverno como a cidade de Teresópolis. Está localizada a cerca 90 km da cidade do Rio de Janeiro, ao norte da capital do estado. É a cidade mais alta do Rio, o que contribui para o clima frio presente durante todo o inverno.
A sua localização também garante aos turistas paisagens incríveis compostas pelas montanhas da região serrana. Assim como nos demais destinos invernais a gastronomia está entre os principais atrativos da cidade. Os bares e restaurantes são disputados pelos turistas, que aproveitam iguais nacionais e internacionais. Sendo também uma ótima oportunidade para degustar a cerveja artesanal produzida na cidade.
No roteiro da sua viagem não deixe de incluir passeios pelos parques ecológicos da região. Como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos com mais de 200 km de trilhas, 50 cachoeiras e 12 nascentes.
Onde se hospedar em Teresópolis? Uma das melhores opções da cidade é o resort Hotel Le Canton.
Os destinos com águas termais realmente não poderiam fica de fora da nossa seleção de lugares para viajar no inverno. Portanto tivemos que incluir a cidade de Olímpia, que está localizada no interior do Estado de São Paulo. Cidade conhecida por seus parques aquáticos com águas termais que atraem famílias durante o ano inteiro.
É uma ótima opção para as férias de julho, que acaba coincidindo com o inverno brasileiro. Os parques Thermas dos Laranajais e o Hot Beach Olímpia garantem o entretenimento de toda a família. Dentre as atrações estão toboáguas, playgrounds infantis, piscinas, rios e muito mais!
Os turistas podem optar por três opções de hospedagem: Thermas Park Resort & Spa, Celebration Resort Olímpia e o Hot Beach Resort.
Em meio a Serra da Mantiqueira está a cidade de Monte Verde, no interior de Minas Gerais. A cidade também está entre os principais lugares para viajar no inverno brasileiro. O friozinho tradicional do interior mineiro e as montanhas da serra colaboram para criar o clima perfeito para as férias de inverno.
Não é atoa que a cidade está entre as preferidas pelos casais em lua de mal, mas também oferece atrativos para toda a família.
Na avenida principal as produções artesanais chamam atenção dos turistas de visitam Monte Verde. Que podem conhecer fábricas de geleias de frutas, cervejas artesanais e outras iguarias mineiras. Além disso, os turistas podem se aventurar em atividades tradicionais do ecoturismo. Como cavalgadas, trilhas ecológicas e esportes de aventura disponíveis em fazendas da região.
Continuamos com o nosso top 10 de melhores lugares para viajar no inverno com a cidade de Bonito. Localizada no interior do Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 km de Campo Grande, Bonito faz jus ao seu nome. É conhecida principalmente pelas águas cristalinas dos seus rios e com temperatura em torno dos 26ºC.
Bonito reúne mais de 40 atrativos para todas as idades e gostos, distribuídos em três categorias: flutuações, cachoeiras e aventuras. Dentre os passeios mais tradicionais está a flutuação na nascente azul e os passeios de bote em Porto de Ilha. Para quem gosta de opções mais radicais a dica é se aventurar no rapel de 72 metros de altura no Abismo Anhumas.
O circuito de boia cross é também uma ótima alternativa. São 1.200 km de percurso passando por três cachoeiras e três corredeiras.
A hospedagem fica por conta do Zagaia Eco Resort localizado a 3 quilômetros do centro de Bonito. Dispondo de uma infraestrutura completa para que os hóspedes possam aproveitar as atrações da região e ainda contar com total conforto. Intercalando momentos de lazer na cidade e na área de lazer do resort.
A cerca de 120 km de Gramado está a cidade de Bento Gonçalves, na região serrana do Rio Grande do Sul. É também um dos principais destinos turísticos da Serra Gaucha e não poderia ficar de fora da nossa seleção de lugares para viajar no inverno. Cidade colonizada por italianos com arquitetura tradicional, boa gastronomia e vinhos de primeira qualidade.
Bento Gonçalves é considerada por muitos a capital nacional do vinho, portanto um dos programas obrigatórios é conhecer as vinícolas da região. No Vale dos Vinhedos é possível conhecer todo o processo de fabricação dos vinhos, visitando até mesmo as plantações de uvas. Uma experiência única que sempre termina em um bom restaurante e com uma tradicional degustação.
Assim como Gramado, a cidade de Bento Gonçalves atrai muitos turistas durante as férias de inverno. Principalmente casais que vão em busca de uma experiência mais romântica e tranquila. Portanto é uma ótima opção para você que deseja apenas recarregar as energias ou comemorar uma data especial.
Finalizamos as nossas sugestões de lugares para viajar no inverno com outra cidade mineira: Tiradentes. Conhecida popularmente por suas construções e casarões históricos, Tiradentes está entre os principais destinos turísticos de Minas Gerais.
Quem optar por viajar para a cidade durante o inverno irá encontrar um clima agradável, perfeito para conhecer o centro histórico da cidade. A noite temperatura cai, os bares e restaurantes passam a ser as grandes atrações da cidade. Sendo uma ótima maneira de conhecer a gastronomia mineira e degustar um bom vinho.
Complemente a sua viagem se hospedando em um dos resorts da região, assim você poderá realizar os passeios e ainda desfrutar da infraestrutura dos estabelecimentos. São duas opções de resorts na região, a primeira delas é o Santíssimo Resort que está localizado bem no centro de Tiradentes. A segunda opção é o Garden Hill Hotel e Golfe instalado na vizinha São João Del Rey, a cerca de 12 km da cidade.
É com esta dica que fechamos a seleção de melhores lugares para viajar no inverno! São ao todo 10 opções de destinos tradicionais no turismo brasileiro. Que atendem a famílias, casais ou grupos de amigos durante os meses de inverno. Aproveite as dicas para começar a planejar a sua próxima viagem, portanto não deixe de solicitar a sua cotação com a Elite Resorts.
Gostou das dicas de lugares para viajar no inverno? Não deixe de compartilhar esta publicação nas suas redes sociais e no whatsapp. Ajude outras pessoas a encontrarem o destino perfeito para curtirem as férias de inverno.
Jornalista com especialização em marketing digital e mídias sociais. Acredita no poder das palavras, pois elas são capazes de levar as pessoas para qualquer destino, reais ou fictícios!